Como participar do Projeto?

Organizações interessadas em participar do Projeto Construindo o Futuro deverão se inscrever no Edital. O período de inscrições para a próxima turma é de 01 de outubro à 29 de novembro deste ano.

As inscrições das organizações que atinjam os requisitos mínimos informados no Edital serão analisadas por uma comissão organizadora, que fará a seleção com base em critérios de alinhamento de acordo com os objetivos do Projeto.

Quem pode se inscrever no Projeto?

Podem se inscrever no Projeto organizações da sociedade civil (OSCs) com foco de atuação na formação da juventude e infância, que existam juridicamente e que exerçam suas atividades na região metropolitana de São Paulo.

Além disso, a OSC precisa possuir no mínimo 5 (cinco) pessoas em seu quadro de colaboradores, registradas como CLT, PJ, autônomos ou MEI.

Não podem participar do Projeto partidos políticos ou organizações que tenham somente o objetivo de transmissão de crença religiosa.

Para saber todos os critérios de elegibilidade, verifique nosso edital que será lançado no dia 01 de outubro de 2019.

Qual é o critério de seleção?

Serão priorizadas organizações com atuação na profissionalização e na proteção de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 23 anos. Este tema e faixa etária foram considerados prioritários pela Comissão de Infância e Juventude do Instituto Espírita de Educação por serem os temas com menor número de projetos e programas sociais especializados. Porém, o critério de prioridade não é, de nenhuma forma, excludente ou decisivo.

A seleção será realizada também com base em outros critérios, descritos no edital 2020 na sessão “Critérios de seleção”.

Quando começa o período de inscrições?

O período de inscrições para a turma de 2020 começa no dia 1 de outubro de 2019, e vai até o dia 29 de novembro de 2019.

Organizações de outros Estados podem se inscrever?

No momento, o Projeto Construindo o Futuro aceita somenta inscrições de organizações que realizam suas atividades na região metropolitana de São Paulo.

Para realizar a inscrição, é preciso que a organização possua tempo mínimo de atuação?

Até o momento, não existe este requisito mínimo.

O projeto é gratuito?

Sim, o projeto é totalmente gratuito. Contudo, não estão inclusos os custos relacionados a transporte e almoço dos participantes durante as atividades presenciais.

Em que local ocorrem as atividades presenciais?

Os workshops e as rodadas de pitch presenciais são realizados no IEE – Instituto Espírita de Educação, situado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

A organização em que atuo participou de uma edição anterior. Ela pode participar novamente?

A fim de fortalecer o maior número possível de organizações da sociedade civil, cada organização pode participar apenas uma vez.

Caso a organização tenha participado parcialmente e desistido do projeto, ela deverá esperar um ano até que possa se candidatar novamente.

Sendo profissional do terceiro setor, posso me inscrever no Edital para participar do Projeto?

O Projeto Construindo o Futuro visa fortalecer e capacitar organizações da sociedade civil por meio de seus colaboradores.

Se você é funcionário de alguma OSC e acredita que sua organização deveria participar do projeto, uma boa ideia é falar com sua equipe e com seus gestores sobre o Construindo o Futuro, para que a inscrição possa ser feita através de uma organização da sociedade civil.

Caso minha organização seja selecionada para participar do projeto, quantos colaboradores podem participar das atividades presenciais?

O projeto tem como requerimento mínimo a participação de 2 (duas) pessoas por organização, para cada atividade presencial. Para a turma de 2020, o o número máximo de participantes será de 3 (três) pessoas por evento presencial, por organização

Para saber mais detalhes, verifique o Edital 2020.

Existe um mínimo de presença obrigatória?

Sim, cada organização deve atingir o mínimo de presença nas atividades obrigatórias para concluir o projeto.

O controle de presenças é levado a sério, para garantir a participação de organizações comprometidas com sua melhoria e com seu potencial de impacto social.

Para saber mais detalhes sobre o mínimo de presença obrigatória por tipo de evento, verifique o Edital 2020.

Quem são os capacitadores do Projeto?

O Projeto Construindo o Futuro sempre conta com profissionais de referência, que tenham formação e experiência no terceiro setor, para a realização de seus workshops, mentorias e demais atividades.

Qual é o conteúdo programático?

O conteúdo programático é revisado a cada ano, para refletir as tendências e melhores práticas do setor.

Contudo, o objetivo do projeto é o de capacitar a gestão organizacional de organizações da sociedade civil em áreas estratégicas, tais como: planejamento, gestão de projetos, captação de recursos, comunicação, entre outras.