Acreditando no poder transformador da educação para uma sociedade mais justa, e em seu papel emancipador na vida de jovens, especialmente os que se encontram em vulnerabilidade, o projeto teve início em 2018 com o intuito de fortalecer, capacitar e acelerar organizações da sociedade civil com atuação na área de formação da infância e juventude na região metropolitana de São Paulo, durante onze meses, por meio de capacitações temáticas (workshops), mentorias gratuitas com profissionais especializados, em áreas estratégicas para sua gestão, webinars temáticos, pitches de engajamento e diagnósticos organizacionais.

Nossa Metodologia

Capacitações temáticas (workshops)

Os workshops são encontros presenciais, onde as organizações participantes do projeto se reúnem para aprofundar os conhecimentos em assuntos específicos e estratégicos para o terceiro setor.

Todos os workshops do Construindo o Futuro são ministrados por especialistas em sua área de atuação, com foco no setor social.

Ao longo de cada encontro, as organizações participam de atividades, rodas de conversa, dinâmicas e debates com o objetivo de capacitá-los de acordo com os temas propostos. Confira abaixo a programação de workshops para o ano de 2019 e, abaixo:

Estrutura dos Workshops

Cultura Organizacional

Identificação e Planejamento

Monitoramento e Avaliação de Projetos

Planejamento Financeiro

Captação de Recursos com Ênfase em Comunicação

Mentorias gratuitas

As mentorias são um encontro remoto entre as organizações participantes com um especialista em gestão de projetos sociais para debater temas estratégicos e desafios de sua organização.

Após cada workshop do projeto, as organizações tem a chance de agendar uma hora de mentoria para revisar a aplicação do conteúdo adquirido dentro de sua realidade. Nosso intuito é garantir que as organizações continuem se sentindo apoiadas após a exposição dos temas durante os workshops presenciais, com o reforço das mentorias.

O Projeto Construindo o Futuro pode chegar a oferecer mais de 200 horas de mentorias estratégicas ao longo do ano!

Pitches de engajamento

Em um mundo dinâmico, organizações sociais buscam cada vez mais sua autonomia. A escassez de recursos leva à necessidade de diversificar sua captação. Tendo em vista isso, faz parte do Projeto as rodadas de Pitch, que consistem em dar insumos práticos e técnicos para que as organizações participantes aprendam a fazer seus discursos de engajamento.

O termo em inglês pode ser traduzido como “discurso”, e representa a habilidade de defender a ideia de seu negócio ou causa, seja qual for, em poucos minutos, frente à potenciais investidores.

Webinars temáticos

Os webinars fazem parte da dimensão virtual do Projeto Construindo o Futuro. São uma oportunidade de ampliarmos a gama de conteúdo oferecida pelo projeto, trazendo outros temas estratégicos para o terceiro setor que não entraram na programação presencial.

Nossos webinars são aulas ao vivo que ficam gravadas, com interação em tempo real entre o facilitador e os participantes, e são abertos ao público em geral. Confira abaixo os próximos webinars do Construindo o Futuro e os já realizados até o momento.

Transparência e Advocacy

29 de agosto

Comunicação em redes sociais

24 de outubro (horário a definir)

Webinars

Avaliação de impacto social

Para medir o impacto do programa, as organizações selecionadas passam por um processo de avaliação de desempenho ao longo do projeto, com visitas durante o ano e também são monitoradas após participação no programa.

Processo de Avaliação de Desempenho

Diagnósticos organizacionais

O Projeto Construindo o Futuro está determinado a fortalecer organizações sociais anualmente, para ampliar a inclusão e o impacto social na região metropolitana de São Paulo.

Para medir o impacto do programa, as organizações selecionadas passam por um processo de avaliação de desempenho ao longo da capacitação. As participantes respondem a um diagnóstico inicial no começo do ano, e durante o projeto, participam das atividades de formação e recebem visitas técnicas de monitoramento. Ao final do projeto, as organizações respondem ao diagnóstico final, e recebem um relatório analítico com as mudanças organizacionais mapeadas no período. Um monitoramento após o término do programa também é realizado nos dois anos seguintes.