Brincadeiras para divertir as crianças durante a quarentena

Neste período de quarentena, entreter as crianças tem sido uma tarefa desafiadora para a maioria das famílias, sobretudo aquelas que vivem em casas pequenas, pouco arejadas e com muitos moradores.
Tentando ajudar, separamos 7 dicas de brincadeiras para a diversão das famílias nesses tempos de coronavírus. Passe para o lado e boa diversão!

Brincadeiras de ciranda

As cantigas de roda fazem parte da nossa cultura lúdica. É uma ótima opção para interagir com as crianças e resgatar a infância dos adultos da família. Quem nunca se divertiu cantando “Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar”? 😊

Danças

Liga o som e coloca o corpo para dançar, “quem dança seus males espanta”. Nessa brincadeira, não tem certo ou errado, feio ou bonito, o importante é que seja um momento em conjunto. Cada pessoa da família pode escolher uma música preferida para todos dançarem juntos.

Contação de histórias

Não precisa ser um contador de histórias profissional. Que tal compartilhar com os mais jovens suas histórias ou histórias divertidas da família? Outra forma de brincar de contar histórias é escrever algumas palavras soltas, pedir para que as crianças escolham algumas e então criar histórias a partir delas.

Jogos de tabuleiro

Dama, xadrez, dominó, cartas, pega-vareta, jogo de botão, banco imobiliário, imagem e ação etc. Não tem nada disso em casa? Essa pode ser a oportunidade de criar seu próprio jogo de tabuleiro. “Avance duas casas”, pegue papel, caneta, tesoura sem ponta, cola, criatividade e mãos à obra! Utilize o material que estiver ao seu alcance, crie e brinque!

Caça ao tesouro

Há várias maneiras de brincar de caça ao tesouro. Decifrar pistas e charadas são somente duas delas. Seguir o “barbante” com os olhos vendados ou procurar objetos dentro de casa a partir da indicação de cores são outras opções para essa brincadeira.

Acerte o alvo

Para começar basta uma bolinha de papel, um balde ou uma caixa. Dê metas para as crianças: quantidades de vezes, local de arremesso, altura do alvo, formas de arremessar (de frente, de costas, de olhos vendados etc.). Quem sabe não rola um desafio familiar!

Atravessando o rio

Nessa brincadeira você vai precisar de duas estruturas fixas ou paredes próximas, como um corredor. Utilizando tiras de papel ou cordas, você deve fazer um zigue-zague, criando um caminho cheio de obstáculos. Nessa e em todas as outras brincadeiras, é importante construir desafios que as crianças sejam capazes de concluir. A ideia é entretê-las e diverti-las e não deixa-las tristes porque não conseguiram realizar uma tarefa.

Duas dicas de sites

Essas e outras centenas de brincadeiras, você encontra em sites personalizados. Muitos deles têm feito postagens especiais para esse momento de quarentena. Nós sugerimos @portal_lunetas e o @tempojunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: