Coronavirus: como ficarão as ONGs?

5 iniciativas internacionais

1. Fundo Love Not Fear

Campanha liderada pela Latino Community Foundation, organização filantrópica de São Francisco, com objetivo de apoiar organizações lideradas por latinos que prestam serviços para os mais vulneráveis, especialmente os idosos sem documentos e as famílias que perderam seus salários que vivem no Inland Empire e no Central Valley, ambos no estado da Califórnia. Ao melhor estilo “vaquinha online”, qualquer pessoa pode contribuir com o fundo com doações a partir de 25 dólares.

2. Coronavirus Relief Fund

Com a meta de arrecadar US$ 5.000.000 para seu “fundo de alívio“, a GlobalGiving, organização estadunidense sem fins lucrativos que fornece uma plataforma global de crowdfunding para projetos sociais, apoiará de forma imediata e de longo prazo comunidades vulneráveis e organizações localizadas nas regiões mais afetadas. A exemplo do fundo anterior, qualquer pessoa pode fazer uma doação, só que a partir de 15 dólares.

Ainda na plataforma da GlobalGiving é possível encontrar uma iniciativa de microcrédito para as ONGs. Como eles destacam, muitas organizações estão enfrentando dificuldades devido à pandemia do COVID-19, com cancelamento de atividades e diminuição drástica de receita em resposta ao distanciamento social. As doações do COVID-19 Hardship Microgrants Initiative ajudarão as organizações sem fins lucrativos a continuar operando e cumprindo suas missões durante esse período difícil.

3. Seminário online sobre gestão de crises na captação de recursos e engajamento

A atividade online, em espanhol, com o título original “Seminario gratuito en línea de manejo de crisis en Fundraising & Engagement”, organizada pelo Club de Fundraising, foi realizada no dia 13 de março e a gravação pode ser conferida aqui. Apresentado por Marcelo Iniarra, consultor internacional e diretor do Club de Fundraising, em cerca de 40 minutos é possível assistir a uma introdução ao gerenciamento de crises com base nas experiências do consultor em gerenciar esse tipo de ambiente – crises econômicas, pandemia de H1N1, terremotos, derramamentos de óleo, entre outros.

4. Grupo de Facebook: Coronavirus. Manejo de crisis en Fundraising y Engagement: espaço para apoio e intercâmbio de ideias e boas práticas entre ONGs (em espanhol).

5. Grupo de Facebook: COVID-19 Charity Preparedness Group: espaço para discutir e compartilhar planos de contingência para ONGs em relação ao COVID-19.

Extra: 20 reflexões sobre captação de recursos em tempos de coronavírus: inovar, entrar em contato, explicar e perguntar, buscar alianças e aprender

Getty Images

Em espanhol, o texto escrito por Ricard Valls, no site Asociación Española de Fundraising, dá dicas rápidas e úteis sobre captação de recursos em tempos de coronavírus. Por exemplo, o autor sugere que qualquer que seja o tipo da sua organização e qualquer que seja a sua missão, você deve informar aos doadores como o coronavírus está afetando seu funcionamento e atendimento ao público beneficiário. Informe-os sobre o que está fazendo e, claramente, explique quais são suas necessidades urgentes e específicas. Encontre essas e outras dicas aqui.

Daiany França Saldanha
gerencia.projeto@ieesp.org.br
@daianyfrancasaldanha
Rede Construindo o Futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: